Fale Conosco
  • phone
    (61) 3361-1550 | 99640-0042
  • location_on

    SIA Quadra 5C - Lote 17/18, nº 195, Sala 212, Edifício Sia Sul - Guará, Brasília - DF, 71200-055

Deixe sua Mensagem

Análise de balanço patrimonial: entenda como funciona e como impacta na sua empresa

Analise De Balanco Patrimonial Como Imapcta Na Minha Empresa - Contabilidade em Brasília | Diagnóstika Contabilidade - Análise de balanço patrimonial: entenda como funciona e como impacta na sua empresa

A análise fundamentalista de uma empresa é formada pela análise de documentos contábeis de uma empresa, e dentre elas, temos a análise de balanço patrimonial. 

Entender e utilizar os dados da análise de balanço patrimonial nem sempre é simples, sendo necessário ter conhecimentos sobre contabilidade e gestão.

Para te ajudar com essa tarefa, neste artigo vamos explicar sobre a análise de balanço patrimonial, essa ferramenta indispensável para toda empresa que pretenda ter um bom desempenho e estratégias acertadas. Confira!

O que é balanço patrimonial?

Dentre os relatórios de gestão mais importantes de uma organização está o balanço patrimonial ou balanço contábil. É um relatório contábil que surge a partir das movimentações financeiras de uma empresa em certo período: tais registros fazem parte do livro diário da empresa.

Assim, a demonstração do relatório indica o patrimônio da organização: direitos, bens e obrigações, além de recursos e investimentos. À esquerda do relatório são colocados os Ativos da empresa, e do lado direito, os Passivos e o Patrimônio Líquido. Deve haver equilíbrio – Ativos equivalentes aos valores financeiros dos Passivos.

Apesar de sua importância, muitas empresas negligenciam como a análise de balanço patrimonial é indispensável. Um dos motivos é a falta de conhecimentos sobre o balanço patrimonial. 

O balanço patrimonial é obrigatório por Lei para empresas, e, juntamente à Demonstração de Resultado de Exercício – DRE – é uma ferramenta ótima para o planejamento e as ações em uma empresa.

Confira Nossas Especialidades

Vantagens do balanço patrimonial

  • conhecer o contexto patrimonial da empresa e as obrigações, bens direitos em certo período;
  • conhecer as fontes de recursos para que a empresa possa investir;
  • avaliar o passado e o presente para planejar o futuro;
  • propiciar lastro para pagar dividendos aos sócios;
  • propiciar o Planejamento Tributário da Empresa;
  • fornecer dados importantes sobre a empresa.

Como fazer a análise patrimonial

Existem vários tipos de análise patrimonial. 

Veja algumas dicas de como fazer a análise patrimonial:

Analisar de fontes de recursos

Este é um dos passos mais importantes para fazer a análise patrimonial empresarial: avaliar fontes e aplicações de recursos. 

Para ter rentabilidade, as fontes de recursos devem ter menor custo que a rentabilidade da aplicação do investimento. Por exemplo, um prazo maior com um fornecedor é melhor que um crédito dispendioso em um banco.

Atente-se aos investimentos, verificando as linhas de crédito de acordo com cada situação.

Calcular os indicadores 

A análise de balanço patrimonial eficiente pede que sejam calculados os principais indicadores, para facilitar a visão da situação econômica e financeira da organização. 

Alguns indicadores são: 

  • Indicadores de Rentabilidade: giro de Ativos, Retorno sobre os Ativos, Retorno sobre o Patrimônio Líquido;
  • Índice de Liquidez: Liquidez Corrente, Liquidez Seca, Liquidez Geral, Liquidez Imediata;
  • Indicadores de Endividamento: Endividamento, Grau de Endividamento.

Em resumo, a análise do balanço patrimonial deve estar entre as ferramentas mais importantes de um empreendedor. É obrigatória, mas, além disso, serve como uma poderosa ferramenta de gestão. Informa sobre fontes e utilização de recursos na empresa, com o objetivo de aumentar a rentabilidade.

Esperamos que você tenha apreciado nosso conteúdo sobre análise de balanço patrimonial. Se gostou, compartilhe! E para uma análise mais eficiente, Clique no botão abaixo.

Quero fazer uma análise de balanço patrimonial!

Compartilhe nas redes!

Summary
Análise de balanço patrimonial: Como impacta na minha empresa?
Article Name
Análise de balanço patrimonial: Como impacta na minha empresa?
Description
Entender e utilizar os dados da análise de balanço patrimonial nem sempre é simples, sendo necessário ter conhecimentos sobre contabilidade e gestão. Para te ajudar com essa tarefa, neste artigo vamos explicar sobre a análise de balanço patrimonial, essa ferramenta indispensável para toda empresa que pretenda ter um bom desempenho e estratégias acertadas. Confira!
Author
Publisher Name
Diagnóstika
Publisher Logo

Marcadores:

Não perca mais nenhum post!

Assine nosso blog e receba novos posts frequentemente em seu email.

Comentários

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of
Open chat

Preencha o Formulário abaixo para realizar o download do nosso e-book:

Classificação Internacional de Doenças (CID) em odontologia e estomatologia (CID - OE)