Fale Conosco
  • phone
    (61) 3361-1550 | 98482-4961
  • location_on

    SIA Quadra 5C - Lote 17/18, nº 195, Sala 212, Edifício Sia Sul - Guará, Brasília - DF, 71200-055

Deixe sua Mensagem

Aplicando contabilidade consultiva na tomada de decisão no cenário da pandemia

A pandemia afetou diversas empresas, nesse artigo saiba como a contabilidade consultiva pode ajudar você a sair da crise.

11 - Contabilidade em Brasília | Diagnóstika Contabilidade - Aplicando contabilidade consultiva na tomada de decisão no cenário da pandemia

Com a pandemia, empresas estão enfrentando grandes mudanças, pois essa situação trouxe muitas dificuldades para vários empresários se tratando principalmente de tomada de decisões.

Esse artigo tem como objetivo mostrar que a contabilidade consultiva pode ser um instrumento para auxiliar os empresários e administradores no processo de gestão, planejamento e controle.

Para Luduvice (2017) contabilidade consultiva nada mais é que utilizar as informações contábeis de forma ampla para gestão e tomada de decisão. Isto é, os usuários de serviços contábeis se valem desses dados para analisar e decidir sobre a evolução dos negócios.

Nesse caso, é possível observar as dificuldades de muitos empresários que precisaram se adaptar e até mesmo se reinventar. Demonstraremos a importância da Contabilidade Consultiva para gerenciar uma empresa. Afinal, como aplicar a contabilidade consultiva na tomada de decisão no cenário atual da pandemia?

Para uma empresa ter sucesso e ter crescimento de forma sólida é indispensável a ajuda e orientação de um contador consultor, porém a contabilidade consultiva está ganhando mais espaço na área contábil. Marion afirma que o apoio da contabilidade é um grande instrumento que auxilia a administração a tomar decisões, por obter de todos os dados econômicos, contribuindo para tomada de decisão.

Segundo Marion (2009) a contabilidade é o instrumento que fornece o máximo de informações úteis para a tomada de decisões dentro e fora da empresa. Ela é muito antiga e sempre existiu para auxiliar as pessoas quanto ao processo decisório. Com o passar do tempo, o governo começa a utilizar-se dela para arrecadar impostos e a torna obrigatória para a maioria das empresas.

Portanto, destacamos que a qualidade dos serviços contábeis sempre serão uma necessidade para qualquer empresa e, com base nisso, afirmamos a tamanha importância do contador consultor como um profissional indispensável e com a responsabilidade de utilizar informações para traçar planos estratégicos para sair da crise.

É de que forma você pode ajudar? Com um planejamento interno e um controle mais rígido das contas a pagar e a receber, buscar fazer uma análise mais minuciosa do fluxo de caixa, apontando possíveis cortes nas despesas e auxiliando na redução dos custos que se torna totalmente possível de se aplicar a contabilidade consultiva para ajudar os empresários e as empresas.

O que você está esperando? Entre em contato agora mesmo com o seu contador e busque os resultados tão esperados.

 

 

Fonte: Elke Janaina dos Santos Queiroz Lira – Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Potiguar – Pós-graduada em MBA em Controladoria Financeira Aplicada a Gestão Empresarial, – Pós-Graduada Gestão Financeira pela Universidade Potiguar – Pós-Graduada em MBA em Contabilidade, Auditoria & Gestão Tributária pela IPOG, Perita Contábil, Auditora Interna e Externa de Processos Organizacionais, Sócia da Inovação Assessoria Contábil.

Não perca mais nenhum post!

Assine nosso blog e receba novos posts frequentemente em seu email.

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
shares

Preencha o Formulário abaixo para realizar o download do nosso e-book:

Classificação Internacional de Doenças (CID) em odontologia e estomatologia (CID - OE)