Nosso Blog de Contabilidade

Como Abrir uma empresa e ter Sucesso

Como Abrir uma empresa e ter Sucesso

Sumário

Existem um passo a passo para abrir uma empresa que pode facilitar e muito o seu projeto, e mesmo depois de aberta é importante seguir mais alguns passos para que sua empresa tenha sucesso. Vamos ver aqui um pequeno resumo de como abrir sua empresa e levá-la ao sucesso:

1 – Pesquise nomes e o endereço da sua empresa

Neste artigo do Portal Exame, Eduardo Araujo Dias, da Quality Serviços Contábeis, explica que, antes de tudo, você deve pesquisar a viabilidade de nomes na Junta Comercial. A seguir, realize uma consulta prévia de endereço na Administração Regional onde ficará a sede do seu negócio. Isto é necessário para verificar se o endereço permite a realização de atividade econômica.

2 – Encontre um contador de sua confiança

Levantar e validar a documentação para a abertura do seu negócio é, sem dúvida, a parte mais complicada do processo. Um bom contador vai auxiliá-lo em todos os momentos desta via-crúcis – principalmente na hora de recomendar qual será o melhor sistema tributário para o seu empreendimento. Nós da Diagnóstika Contábil temos ampla experiência em processos para abrir empresas, agilizando o processo para que você tenha tudo feito da forma correta. 

3 – Registro do CNPJ, registro na junta comercial e em todos os passos seguintes você vai ter o nosso guia do que ser feito, quanto a isso, você não vai precisar se preocupar.  

4 – Plano de negócios: Se você não tem um plano elaborado, saiba que é a primeira coisa que deverá ser feita caso você queira compreender, de fato, como ter uma empresa de sucesso.

O plano de negócios revela toda a estrutura da empresa. Lá são informados os detalhes do planejamento financeiro e operacional como, por exemplo, a previsão de lucro. Informações sobre investimentos, capital de giro e fluxo de caixa também devem ser relacionados.

Portando um plano de negócios, a sua empresa tem muito mais chances de obter o sucesso desejado.

 

5 – Faça um diagnóstico empresarial:

Diagnóstico Empresarial é feito nas empresas frequentemente com base no ambiente interno e externo da empresa, tendo como exemplo de um consultor externo que se propõe a fazer um diagnóstico de uma empresa. A primeira fase é o diagnóstico interno das cinco áreas de gestão – Estratégia, Recursos Humanos, Marketing, Financeiro e Operacional – da empresa ou somente a área da sua competência. O consultor tem condições de, por meio de entrevistas  ou outro método de coleta de dados com o gerente ou proprietário da empresa, obter informações referentes a forças e fraquezas que, no passado impulsionaram a empresa ao momento atual, destacando os pontos falhos  e pontos a serem aprimorados, a fim de ter dados palpáveis para que o futuro desejado da empresa seja alcançado. Já na segunda fase, no ambiente externo, será necessário fazer uma pesquisa de oportunidade e ameaças que influenciarão a organização a alcançar o seu objetivo, porém sem que os gestores tenham controle.

 

6 -Faça um planejamento Estratégico:

O empresário ou empreendedor deve escrever de forma bem clara e objetiva a MISSÃO, VISÃO, VALORES e OBJETIVOS da empresa.

 

7 – Planejamento Financeiro

 

Assim como o plano de negócios que mencionamos no início do artigo, o controle financeiro é um dos pilares oriundos da reflexão sobre ‘’o que fazer depois de abrir a empresa’’.

 

Uma vez com a empresa aberta, você deve delimitar bem as finanças pessoais e corporativas. Misturar os controles e utilizar dinheiro pessoal como sendo da empresa, e vice-versa, é o caminho mais curto para a falência.

 

Quer ajuda para abrir sua empresa? A Diagnóstika Contabilidade tem tudo o que você precisa; 

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

dois × 2 =

Rolar para cima