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Como começar a empreender em 2021?

O Brasil tem mais de 12.700 startups, segundo o último levantamento da Associação Brasileira de Startups (Abstartups) de fevereiro de 2020

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Com o crescimento no interesse em empreender mais a cada ano, Beatriz Montiani, diretora de Inovação da Visa e responsável pelo Programa de Aceleração, separou dicas essenciais para quem deseja começar uma startup em 2021.

Resolva uma dor (de fato) do mercado

Não basta apenas ter uma ideia incrível, é necessário saber se existe mercado para ela.

É preciso pensar se o negócio irá resolver um problema que nenhuma outra solução ainda resolveu de forma efetiva e se o mercado é grande o bastante para escalar a solução.

Mapeie seus concorrentes

Sempre é bom começar fazendo uma pesquisa de mercado antes de colocar sua ideia em prática, para mapear os seus possíveis concorrentes diretos e indiretos.

Várias ideias podem parecer únicas e inovadoras no ponto de vista de quem as cria, porém quando pesquisadas a fundo é possível notar que já existe um produto que resolve esse problema no mercado com a mesma proposta há anos.

Mas isso não quer dizer que, encontrando um modelo de negócio parecido com a sua ideia, você deve jogá-la fora, afinal grandes empresas têm grandes concorrentes.

Se a sua ideia se propõe a resolver o mesmo problema de uma forma mais efetiva isso já é um grande diferencial.

Valide a sua ideia/solução com os usuários

Ter uma ideia incrível para solucionar uma necessidade trazendo uma experiência melhor, ganho de tempo ou ainda mais eficiência é ótimo, mas é importante validar com o consumidor/usuário final antes de investir tempo e dinheiro no desenvolvimento de uma plataforma ou aplicativo mais completo, por exemplo.

Dessa forma, mais vale um MVP (sigla em inglês para “Produto Mínimo Viável”) validado com o usuário, recebendo feedbacks e insights, do que construir e lançar uma solução no mercado já pronta, sem ter informações relevantes e se de fato há apelo para os consumidores.

Crie um plano de negócio

Com a ideia identificada, depois de mapear as possíveis soluções concorrentes e o entendimento das necessidades dos usuários finais, é momento de criar o plano de negócio e colocar “no papel” a sua solução, permitindo que se enxergue de forma mais clara os objetivos: para que a solução veio? Qual é o mercado-alvo (quais são os desejos e anseios desse consumidor)? Qual é o tamanho deste mercado? O quão atrativo ele é? Há barreiras de entrada? Quais seriam os canais de distribuição? Qual é o perfil do time, forte o bastante, para entregar a solução? Quais passos devem ser dados para que os objetivos sejam alcançados (roadmap)? Concorrentes, metas, indicadores financeiros (dentre eles, o Custo de Aquisição de Clientes – CAC) e estratégia de marketing/distribuição devem constar em seu plano.

Ter um bom pitch de vendas ou mesmo um bom material para buscar investidores é crucial.

Dedique seu tempo a este material, seja caprichoso, organizado e tenha uma linha de raciocínio bem clara.

Tenha um time qualificado e complementar

Para garantir que sua startup será um sucesso é preciso se cercar de profissionais qualificados, com habilidades e conhecimentos complementares aos seus.

Além disso, a distribuição de patrimônio líquido para ter sócios tende a ser fundamental para gerar mais valor ao seu negócio, principalmente quando o empreendedor for avaliar suas limitações com experiências empresariais, conhecimentos técnicos e aspectos financeiros do negócio.

Busque parcerias e divulgue o negócio

Ao chegar nessa etapa, você já deve ter bem claro quem serão seus futuros parceiros e qual será o melhor canal de distribuição.

Então, corra atrás deles, faça uma apresentação do seu negócio, mostre o quanto a sua solução será essencial e por que eles deveriam fechar um negócio com você.

Junto a isso, invista na divulgação em redes sociais, sites, publicidade e tudo que possa impulsionar ainda mais a sua startup no mercado e atrair tanto clientes quanto investidores.

Além de todos esses pontos importantes citados divididos com quase 70 startups durante os quatro anos do Programa de Aceleração Visa, Beatriz Montiani complementa que: “é necessário muito trabalho, vontade de fazer a diferença e muita resiliência. Nem sempre as coisas acontecem da forma planejada, conforme o roadmap definido. Por isso, nunca deixe de ter flexibilidade para mudar de rota, buscar novos parceiros, testar e (re)testar sempre que preciso”.

Sobre o Programa de Aceleração Visa

O Programa de Aceleração Visa é uma iniciativa da Visa no Brasil, empresa líder em pagamentos digitais no mundo, que tem como objetivo fomentar o ecossistema de startups no País e promover o empreendedorismo, a inovação, o talento e a tecnologia.

Além de acelerar as startups, a Visa tem o papel de auxiliá-las em sua atuação junto ao mercado e gerar conexões e negócios.

O programa acontece desde 2017 e está na sua quarta edição.

 

 

Adaptação Jornal Contábil.

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