Nosso Blog de Contabilidade

Como encerrar sociedade de um restaurante?

Quer Continuar No Seu Restaurante Mas Nao Sabe Como Sair Da Sociedade Post - Contabilidade em Brasília | Diagnóstika Contabilidade

Sumário

Saiba quais procedimentos devem ser realizados para encerrar sociedade e dar continuidade ao seu restaurante individualmente!

Existem diversas formas de se ter um restaurante, diversos modelos jurídicos e, claro, a possibilidade de atuar individualmente ou coletivamente, com sócios.

Com o passar do tempo, é comum que mudanças ocorram, sendo uma delas o encerramento da sociedade para dar uma nova continuidade ao negócio.

Entretanto, é crucial que esse processo seja realizado de forma adequada e regular.

Por isso, se você quer dar continuidade ao seu restaurante de forma individual e encerrar sociedade da forma correta, este artigo foi feito para você!

Como encerrar a sociedade?

O primeiro aspecto essencial para encerrar uma sociedade é ter certeza sobre essa decisão, que deve ser muito bem ponderada, afinal, irá refletir no futuro do negócio.

A decisão do encerramento da sociedade precisa ser realizada de acordo com os procedimentos necessários, de forma que as partes envolvidas tenham seus direitos garantidos e o futuro do negócio seja definido.

Um ponto importante é que o encerramento da sociedade não significa, necessariamente, o encerramento da empresa, visto que pode apenas ocorrer a dissociação entre sócios e uma ou mais pessoas, de acordo com cada caso, é possível dar continuidade ao negócio.

Passo a passo para encerrar a sociedade de um restaurante

Agora que já falamos sobre os principais aspectos referentes ao encerramento de uma sociedade, vamos ao passo a passo:

  1. Decisão do encerramento da sociedade;
  2. Declaração e comunicação entre os sócios;
  3. Os sócios que forem deixar a sociedade devem redigir uma declaração;
  4. Aguardo do prazo de 60 dias antes de ser válido oficialmente o encerramento;
  5. Registro da alteração no contrato social;
  6. Os sócios que saírem devem receber suas quotas.

Com o cumprimento dessas etapas, o encerramento da sociedade é feito de forma adequada para todas as partes envolvidas e de forma regular.

Importância do suporte contábil

Aspectos como o encerrar sociedade, o cálculo da participação de cada um, alteração do contrato social e preparo para a continuidade do restaurante da melhor forma possível demandam o suporte contábil adequado.

Afinal, são diversos aspectos que precisam ser ligados corretamente e exigem expertise específica para que o restaurante tenha um futuro promissor após o encerramento da sociedade.

Portanto, é de suma importância ter um suporte contábil especializado para te orientar em cada detalhe desse e de outros processos importantes para o futuro de sucesso do seu negócio.

Conte com a Diagnóstika!

Para manter o seu negócio em dia, com um encerramento de sociedade adequado, regularidade e máxima preparação para dar continuidade ao restaurante, basta contar conosco, da Diagnóstika!

Somos uma contabilidade especializada em restaurantes e preparada para dar todo o suporte necessário, a fim de que você tenha todos os recursos necessários para obter os melhores resultados.

Assim, auxiliamos você desde o processo para encerrar sociedade até a gestão contábil, financeira e tributária, justamente para que você possa tocar o restaurante individualmente com êxito.

Diante disso, basta entrar em contato conosco agora mesmo para ter auxílio!

QUERO ENTRAR EM CONTATO!

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

três × dois =

Rolar para cima