Fale Conosco
  • phone
    (61) 3361-1550
  • location_on

    SIA Quadra 5C - Lote 17/18, nº 195, Sala 212, Edifício Sia Sul - Guará, Brasília - DF, 71200-055

Deixe sua Mensagem

Como realizar o pagamento do INSS e do IRPF para dentistas – todas as informações que você precisa!

Como Realizar O Pagamento Do Inss E Do Irpf Para Dentistas - Contabilidade em Brasília | Diagnóstika Contabilidade - Como realizar o pagamento do INSS e do IRPF para dentistas – todas as informações que você precisa!

Profissionais recém-formados e até aqueles que já estão muito tempo na estrada acabam ficando perdidos quanto a forma de se acertar com o fisco. Profissões que contam com Conselhos Regionais que monitoram o exercício da atividade, se mostram ainda mais complicadas nessa questão. Esse é o caso dos dentistas. Como pagar o INSS do dentista autônomo? Como pagar o IRPF do dentista?

Iremos responder estas perguntas através de alguns passos simples. Continue conosco e boa leitura!

Confira Nossas Especialidades

Como um dentista pode fazer o pagamento do IRPF?

Muito se fala sobre declarar o Imposto de Renda de Pessoa Física todos os anos, porém, isso é bem diferente da taxa mensal que deve ser descontada do seu salário. 

Todo dentista autônomo precisa pagar uma determinada quantia todo mês, de acordo com a sua renda. Mas como o dentista autônomo para o seu IRPF? Siga o passo a passo abaixo:

  1. Todo imposto sobre a renda possui alíquotas, o que corresponde a um percentual que será aplicado no cálculo do valor de um tributo. Esta alíquota varia de 7,5% a 27,5%. A Receita Federal disponibiliza um sistema para você verificar quanto deverá pagar mensalmente. Para isso, é só o site;
  2. Agora, você deve fazer o pagamento da alíquota mensal através do carnê leão. Para isso, é necessário baixar um programa acessando este link. Mesmo que em um determinado mês você tenha recebido pouco, informe o valor, pois assim ele vai entrar no seu livro-caixa (ficará salvo para te auxiliar na hora de fazer a declaração anual do Imposto de Renda);
  3. Você terá que declarar os seus rendimentos mensais até o último dia útil do mês posterior ao do recebimento. No programa do carnê leão, clique em “Imprimir DARF” (Documento de Arrecadação de Receitas Federais) caso tenha algum imposto a ser pago;
  4. Feito isso, é só se dirigir a um banco e fazer o pagamento até a data estipulada no DARF.

E como o dentista faz o pagamento do INSS?

O dentista autônomo também precisa ficar atento ao pagamento do INSS. Ao contrário do que muitos pensam, pagar a previdência social não é algo opcional. Essa contribuição tem caráter de tributo.

Para pagar o INSS, o dentista autônomo tem que, primeiramente, abrir um PIS (Programa de Integração Social). Isso pode ser feito pela internet, por telefone ou em alguma agência, caso você nunca tenha trabalhado em regime CLT. Entretanto, se já trabalhou com registro em carteira, o PIS já está aberto e consta na sua CTPS. 

Após isso, é necessário escolher o tipo de contribuição que será feita. Dois tipos estão disponíveis: o dentista pode escolher por contribuir com 20% do seu salário, o que garantirá, futuramente, uma aposentadoria maior e proporcional àquilo que foi pago (aposentadoria por idade ou por tempo de serviço). 

No entanto, você poderá contribuir com apenas 11% do seu salário, o que garantirá uma aposentadoria de apenas um salário mínimo.

Por fim, é só pagar o valor através da GPS (Guia da Previdência Social), conhecida como carnê do INSS. Para isso, acesse este link.

Pronto! Agora você já sabe como todo dentista autônomo poderá pagar o IRPF e o INSS. 

Porém, sabemos que os passos não são tão simples assim, como você pôde observar. Portanto, para não ter nenhum problema, você pode entrar em contato conosco. Iremos lhe mostrar minuciosamente o caminho para ficar em dia com o fisco. 

Compartilhe nas redes!

Summary
Como realizar o pagamento do INSS e do IRPF para dentistas?
Article Name
Como realizar o pagamento do INSS e do IRPF para dentistas?
Description
Profissionais recém-formados e até aqueles que já estão muito tempo na estrada acabam ficando perdidos quanto a forma de se acertar com o fisco. Profissões que contam com Conselhos Regionais que monitoram o exercício da atividade, se mostram ainda mais complicadas nessa questão. Esse é o caso dos dentistas. Como pagar o INSS do dentista autônomo? Como pagar o IRPF do dentista?
Author
Publisher Name
Diagnóstika
Publisher Logo

Marcadores:

Não perca mais nenhum post!

Assine nosso blog e receba novos posts frequentemente em seu email.

Comentários

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of

Preencha o Formulário abaixo para realizar o download do nosso e-book:

Classificação Internacional de Doenças (CID) em odontologia e estomatologia (CID - OE)