Fale Conosco
  • phone
    (61) 3361-1550 | 98482-4961
  • location_on

    SIA Quadra 5C - Lote 17/18, nº 195, Sala 212, Edifício Sia Sul - Guará, Brasília - DF, 71200-055

Deixe sua Mensagem

    Conciliação Bancária – Como fazer?

    Conciliacao Bancaria Como Fazer - Contabilidade em Brasília | Diagnóstika Contabilidade - Conciliação Bancária – Como fazer?

    Você sabe o que é conciliação bancária?

    Trata-se da comparação entre os saldos e movimentações do extrato bancário da empresa e as informações lançadas em seus controles externos.

    Empresas que não realizam a conciliação bancária de forma transparente e minuciosa comprometem o fluxo de caixa do negócio. Afinal de contas, um bom fluxo de caixa é aquele que aponta, criteriosamente, todas as entradas e saídas financeiras do negócio.

    Fazer a conciliação não é um bicho de sete cabeças, apesar de muitos empreendedores terem certo receio. Se este é o seu caso, as informações a seguir sanarão suas dúvidas. 

    Entenda, no passo a passo, como fazer a conciliação bancária do seu negócio. Acompanhe!

    1. Lance as entradas e saídas financeiras diariamente

    Há quem prefira realizar lançamentos financeiros semanais, quinzenais ou mensais. No entanto, o indicado é lançar todas as informações diariamente. Imagine a quantidade de informações financeiras que circundam o dia a dia de uma empresa. Agora pense neste volume, de forma acumulada? Certamente o controle será bem mais complicado.

    Liste, todos os dias, as entradas e saídas financeiras. Mas o que são estas entradas e saídas? Tarifas bancárias, pagamentos de fornecedores, recebimentos de clientes, pagamento de empréstimos bancários pagamento de salários dos funcionários, impostos e demais tarifas são alguns exemplos.

    2. Verifique os saldos da conta bancária e do controle externo

    O segundo passo é conferir os saldos das contas bancárias da empresa. Além do saldo disponível, confira os saldos bloqueados e futuros. Essa análise também deve ser feita em suas anotações. O esperado é que o saldo real da conta bancária seja igual ao dos controles realizados.

    Confira Nossos Serviços - Contabilidade em Brasília | Diagnóstika Contabilidade

    3. Confira as informações dos lançamentos bancários

    Em seguida, é hora de verificar os mínimos detalhes de cada lançamento. Descrição, valor, data e demais observações devem ser conferidos. É interessante saber se os lançamentos estão sendo realizados corretamente.

    4. Ajuste os lançamentos incorretos

    Por fim, há o ajuste dos lançamentos incorretos. Você deverá verificar lançamento por lançamento, a fim de descobrir a origem das inconsistências. Uma vez encontradas, estas devem ser corrigidas.

    Neste momento também é possível refletir sobre os processos utilizados para realizar o controle das movimentações da empresa. Caso necessário, reveja os processos e adote novas estratégias que mantenham a organização destas informações.

    Conciliação bancária manual ou automatizada?

    Gerenciar informações financeiras não é uma tarefa simples. Um erro sequer pode comprometer todo o fluxo de caixa da empresa, por exemplo. Apesar de muitas empresas ainda realizarem seus controles manualmente, o mais indicado é adotar um sistema de conciliação automatizada.

    Na conciliação automatizada é possível registrar e integrar os dados de dezenas de operadoras de cartão de crédito, por exemplo. O que não seria possível com a conferência manual.

    Outra questão é o nível de precisão da conferência automatizada. Por mais minimalista que seja a conciliação manual, há grandes chances de erro. Conciliação bancária automatizada oferece 99,9% de consistência.

    Além da facilidade tecnológica e segurança, apostar em uma conciliação bancária automatizada também facilita o trabalho da contabilidade, que terá em mãos relatórios bem elaborados, detalhados e, certamente, mais precisos.

    E então, aprendeu como fazer conciliação bancária? Está pronto para iniciar o processo no seu negócio? Faça e mantenha os lançamentos sempre em ordem.

    Em caso de dúvidas, entre em contato conosco! 

    Até a próxima!

    Marcadores:

    Não perca mais nenhum post!

    Assine nosso blog e receba novos posts frequentemente em seu email.

      Comentários

      Subscribe
      Notify of
      guest
      0 Comentários
      Inline Feedbacks
      View all comments
      Recommended
      A análise fundamentalista de uma empresa é formada pela análise…
      Cresta Posts Box by CP