Fale Conosco
  • phone
    (61) 3361-1550 | 98482-4961
  • location_on

    SIA Quadra 5C - Lote 17/18, nº 195, Sala 212, Edifício Sia Sul - Guará, Brasília - DF, 71200-055

Deixe sua Mensagem

Confira dicas de como criar um nome de empresa inesquecível

Não consegue escolher o nome de sua empresa? Aqui nós temos dicas para esclarecer suas ideias

Blog Banner (5) - Contabilidade em Brasília | Diagnóstika Contabilidade - Confira dicas de como criar um nome de empresa inesquecível

A escolha do nome da empresa é um dos passos mais importante para quem está abrindo um negócio.

Segundo o Sebrae, o processo de criação começa com um nome que tem apelo entre os consumidores, se diferencia dos concorrentes, é pronunciável e facilmente escrito.

O foco é levar em conta os aspectos que despertam no público-alvo a curiosidade de conhecer a empresa e adquirir o produto ou serviço oferecidos por ela.

Veja esses passos para definir o nome da sua empresa:

  • Pesquisar e definir:

Qual seu público-alvo?

Faça uma lista de seus produtos e serviços.

Determine seus diferenciais: qual o benefício oferecido para que seu público escolha a sua marca e não a marca de um concorrente, na hora de adquirir seu produto ou serviço?

Pesquise as marcas dos concorrentes no mercado para entender como trabalham o nome.

  • Sugestões de ideias de nomes

Marque uma reunião só para essa tarefa, juntando as pessoas mais importantes para sua empresa para um brainstorm – podem ser sócios, colaboradores e até mesmo aquele amigo criativo

  • Use aspectos relacionados ao valor que a empresa oferece

Você pode escolher um nome que tenha a ver com a essência de seus produtos e serviços.

  • Use características da própria empresa

Outra ideia é fazer referência a aspectos próprios da sua empresa, que lembram sua origem.

  • Escolha palavras diferentes

Nomes mais diferentes também são muito bem-vindos, porque se fixam na mente do consumidor.

  • Use sobrenomes

Ter uma empresa com o sobrenome da família é uma coisa tradicional em todo o mundo.

  • Misture palavras

A mistura de palavras pode ser usada junto a alguma das outras técnicas relacionadas ao valor que a empresa oferece, às suas características ou até mesmo fundir nomes e sobrenomes.

  • Logo

Para que sua marca tenha um diferencial, esse é um passo indispensável. Pense se o nome que você escolheu para a sua empresa pode ter uma logo fácil de ser desenvolvida, que fique marcada na mente de seus clientes e onde sua empresa possa mostrar a identidade dela através da logo.

  • Checklist final

Depois de listar algumas ideias, verifique:

Nos diferencia dos concorrentes?

É curto e direto?

Fácil de lembrar?

Fácil de entender e pronunciar?

Não tem dupla interpretação?

Todos os nomes disponíveis na internet dão sugestões com base em palavras-chave que estejam relacionadas ao seu negócio, por isso, a palavra precisa fazer sentido quando realizar a busca.

Sites mais conhecidos para te ajudar: Gerador do Shopify, Business Name Generator da Oberlo, Gerador do Guru PME e Máquina de Nomes.

Criei um nome, o que eu preciso agora?

Para finalizar em como criar um nome de empresa, agora você precisa confirmar que não existe outra empresa com esse nome.

No Brasil o INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) é o responsável pelo registro oficial, o nome da empresa só se torna válido se for feito por ele, evitando plágios e cópias de marcas.

Faça a pesquisa em sites de registro de domínio, como Registro.br e Godaddy.

Você já tem o nome, mas o processo ainda não está concluído.

Lembre-se sempre de ir devagar e não apressar o processo, você nunca tem como saber quando uma ideia incrível vai surgir na sua mente, mas também não fique esperando, use as dicas que listamos acima para criar seus insights.

Não perca mais nenhum post!

Assine nosso blog e receba novos posts frequentemente em seu email.

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
shares

Preencha o Formulário abaixo para realizar o download do nosso e-book:

Classificação Internacional de Doenças (CID) em odontologia e estomatologia (CID - OE)