Fale Conosco
  • phone
    (61) 3361-1550 | 98482-4961
  • location_on

    SIA Quadra 5C - Lote 17/18, nº 195, Sala 212, Edifício Sia Sul - Guará, Brasília - DF, 71200-055

Deixe sua Mensagem

    Dia das PMEs: 8 dicas sobre gestão de pequenas e médias empresas

    Saiba como se planejar para que os erros no seu negócio sejam evitados, assim, potencializando as oportunidades.

    Banner Blog 28 06 2021 (1) - Contabilidade em Brasília | Diagnóstika Contabilidade - Dia das PMEs: 8 dicas sobre gestão de pequenas e médias empresas

    É muito peculiar a forma de gerenciar as pequenas e médias empresas (PMEs), por isso o gerenciamento deve ser feito com cuidado para evitar equívocos e ter resultados significantes.

    Separamos para você oito dicas sobre gestão em comemoração ao Dia das PMEs (pequenas e médias empresas) que foi celebrado no último domingo, 27.

    1. Invista na sua educação financeira

    Para gerenciar qualquer negócio, a educação financeira é essencial.

    Pois, através desse conhecimento, é possível ter um controle mais eficiente das variáveis, fazendo com que você invista onde é necessário, mantendo o adequado cumprimento das obrigações e criando uma boa reserva para urgências.

    Mas é fundamental buscar informação. Conhecer os termos financeiros, como capital de giro, lucro, faturamento, receita, custo, despesa e demonstração de resultados de exercício (DRE) é imprescindível.

    No mundo dos negócios, muitos ganhos estão associados a atravessar alguns riscos. Porém, você pode passar por essas questões com as informações coerentes e entendimento para fazer previsões e avaliações mais seguras.

    Dessa maneira, é possível e possível alcançar ótimos resultado se o investimento for feito de forma correta. Busque apoio e estude a fundo temas associados ao financeiro.

    1. Fuja da informalidade

    A condição de informalidade oferece uma série de empecilhos para o negócio.

    A formalização dá legitimidade, ou seja, além de ganhar um espaço no mercado você também passará credibilidade. Isso diminui os riscos e evita problemas com a lei. Assim, é possível criar uma empresa próspera e proporcionar um ambiente de segurança e bem-estar para os colaboradores e clientes.

    1. Conheça os seus clientes

    A gestão de pequenas e médias empresas deve colocar o cliente em primeiro lugar. É de acordo com o comportamento do consumidor que será moldada as estratégias de venda, disponibilidades do negócio, ofertas atrativas, promoções e inovações que podem surgir.

    Proporcionar a resolução do problema ou da necessidade do público cria um vínculo sólido e de confiança, uma memória afetiva que faz a pessoa se lembrar do negócio. O bem-estar do cliente é a missão do empreendimento.

    Dessa forma, gerando boas experiências aos clientes, os mesmos irão se fidelizar, estude a fundo o perfil dos frequentadores do estabelecimento e desenvolva alternativas que promovam satisfação para eles.

    1. Comunique-se com sua equipe

    Uma boa comunicação é extrema importância para a empresa. Ela permite otimizar o fluxo de trabalho, evitando desencontros e mal-entendidos.

    Isso minimiza a chance de equívocos e proporciona condições para um melhor atendimento. Processos comunicativos efetivos garantem melhores oportunidades de negociação, dando abertura para soluções mais construtivas e evitando conflitos.

    1. Motive os colaboradores

    Criar um laço com a sua equipe faz com que o trabalhador ajude o negócio a acontecer, assim a relação entre todos tem base no respeito e cooperação.

    Nesse contexto, promover ações para motivar o profissional é fundamental para ter melhores resultados e criar um fluxo de trabalho rentável e produtivo.

    Para isso, invista em ações de promoção de qualidade de vida para a equipe e crie uma boa cartela de benefícios, focando na saúde mental e bem-estar do time.

    1. Delegue funções

    O gestor tem um papel central, mas ele não pode dar conta de tudo. As funções na PME devem ser bem definidas para evitar conflitos e garantir uma rotina mais produtiva.

    O bom líder é aquele que investe no potencial da equipe, escuta os profissionais, é capaz de fazer gestão de crises e sabe delegar tarefas apropriadamente. Ele tem a expertise e os conhecimentos necessários para atribuir cada atividade para a pessoa mais habilitada para o cumprimento da tarefa. Dessa forma, ter o negócio no controle não é fazer tudo, mas sim, saber delegar.

    1. Gerencie o estoque

    O controle de estoque demanda um bom conhecimento do negócio. Uma mercadoria armazenada significa um valor que não está em movimento, ou seja, dinheiro parado. É necessário conhecer os limites, o quanto é demandado diariamente, os produtos de maior saída e aqueles que devem ser comprados em poucas unidades. Estude bem o negócio e faça o controle de estoque com maior eficiência.

    1. Conte com o apoio da tecnologia

    A tecnologia é uma ótima aliada para facilitar a gestão de pequenas e médias empresas. O mercado conta com várias soluções para facilitar o controle de processos, ordenar as finanças, acompanhar o desempenho dos profissionais e potencializar a comunicação.

    Dessa forma, pesquise bem as possibilidades oferecidas pelo mercado e aposte em soluções informatizadas para facilitar as atividades. Softwares podem facilitar a rotina da equipe e, assim, promover bem-estar para os colaboradores.

    A gestão de pequenas e médias empresas envolve diversos desafios. Mas, com os conhecimentos adequados e o desenvolvimento de estratégias apropriadas, é possível construir ótimas soluções para o negócio.

    Inclua essas dicas na rotina de gestão da sua empresa para ter processos mais ágeis, rentáveis e controlar bem as finanças e impostos.

     

    Adaptação Portal Contábeis.

    Não perca mais nenhum post!

    Assine nosso blog e receba novos posts frequentemente em seu email.

      Comentários

      Subscribe
      Notify of
      guest
      0 Comentários
      Inline Feedbacks
      View all comments
      Recommended
      O inventário é utilizado para levantar uma relação de todos…
      Cresta Posts Box by CP

      Preencha o Formulário abaixo para realizar o download do nosso e-book:

      Classificação Internacional de Doenças (CID) em odontologia e estomatologia (CID - OE)