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Empresa inativa ou sem movimento precisa de contador?

É cada vez mais comum empresas encerrarem suas atividades e não formalizarem a baixa junto aos órgãos competentes

Cópia De Blog (9) - Contabilidade em Brasília | Diagnóstika Contabilidade - Empresa inativa ou sem movimento precisa de contador?

Antes de saber se uma empresa inativa ou sem movimento precisa de contador vamos entender algumas questões.

É cada vez mais comum empresas encerrarem suas atividades e não formalizar a baixa junto aos órgãos competentes.

Muitos empresários ao encerrarem as atividades da empresa, a colocam no rol do esquecimento e não fazem ideia das dores de cabeça que acumulam para o futuro.

Mesmo que a empresa não tenha movimento é necessário o envio de declarações e obrigações acessórias.

Por isso, ter o contador por perto é a melhor alternativa!

 A empresa inativa ou sem movimento precisa de Contador?

A resposta é sim. Se a empresa não tiver nenhum tipo de acompanhamento pode acumular pendências cadastrais, multas e débitos fiscais junto aos órgãos.

Você sabe a diferença entre empresa INATIVA e empresa SEM MOVIMENTO?

A expressão empresa ¨sem movimento¨ é um termo informal e se refere a empresa que para de faturar e não tem mais folha de pagamento.

Porém, a empresa continua a entregar as obrigações acessórias enviando as declarações.

Essas declarações são enviadas zeradas ou se a empresa ainda apresentar saldos residuais, como por exemplo, estoque, saldos em contas bancárias, ativos em imobilizados, conta a pagar e dívidas tributárias, essas informações são comunicadas aos órgão competentes.

Quanto a empresa Inativa existe um procedimento formal de enquadramento. Como assim?

A empresa pode ser enquadrada como inativa por meio do envio da DCTF. Mas, esse conceito só é válido no âmbito federal.

No âmbito estadual e municipal continuam com as obrigações caso elas possuam inscrição estadual ou municipal.

Segundo a Receita Federal, para que uma empresa seja considerada inativa ela não pode auferir nenhuma receita, despesa e nem fazer transações bancárias, exceto para fins de quitar débitos tributários de períodos anteriores ou multas por descumprimento de obrigações acessórias.

Fique atento!

Se a empresa realizar quaisquer movimentações e deixar de entregar alguma obrigação federal sob a alegação de que estava enquadrada como “empresa inativa”, as obrigações que deixaram de ser entregue passarão a ser devidas e a empresa pode sofrer autuações por parte do órgão competente.

Se a empresa deixar de entregar alguma obrigação federal alegando que estava enquadrada como Inativa será autuada pelo atraso na entrega e média do valor da multa será de R$ 500,00 por cada declaração mensal não entregue.

Empresa Inativa ou sem movimento precisa de contador?

O mais seguro e que mesmo uma empresa  sem movimento ou inativa seja acompanhada pelo contador.

O auxílio de um contador vai manter sua empresa regular, livre de pendências cadastrais, débitos e demais eventuais surpresas desagradáveis.

Portanto, busque sempre auxílio do contador nessas questões! Ele será um parceiro desde o momento da abertura da sua empresa e lhe acompanhará na sua jornada de empreendedor.

Tem mais dúvidas sobre esse assunto ou tem uma empresa que está inativa, sem movimento, e não teve o acompanhamento do contador? Entre em contato com a Diagnóstika Contabilidade iremos lhe ajudar em todas essas questões.

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