Nosso Blog de Contabilidade

Entenda as implicações do “Nome sujo”

Banner Blog 14 06 2021 - Contabilidade em Brasília | Diagnóstika Contabilidade

Sumário

A expressão de “estar com o nome sujo” se trata de quando uma pessoa adquiriu um produto ou um serviço, porém não quitou o débito e teve seu nome apontado e, assim, negativado. Essa ação parte dos órgãos de proteção ao crédito, como o Serasa, SPC Brasil ou Boa Vista SCPC.

Geralmente, a queixa é feita por uma empresa que não recebeu o pagamento acordado, avisando um ou mais órgãos de proteção ao crédito sobre a dívida.

Ao acontecer isso, estes órgãos entram em contato com o cliente (por carta, telefone ou SMS) para notificar que seu nome será incluído nas listas de proteção ao crédito caso ele não pague a dívida no prazo determinado de normalmente 10 dias.

Se a dívida não for quitada dentro do prazo após o aviso ao cliente, o nome do consumidor será apontado nos órgãos citados acima, ficando disponível para consulta por qualquer empresa que tenha acesso a estas bases de dados e queira checar o histórico financeiro de alguém.

Implicações do nome negativado

Mesmo tendo noção de que essa situação não é boa, muitos clientes não sabem o que isso pode afetar na sua vida pessoal e profissional.

Com o nome negativado nos órgãos de proteção ao crédito, fica mais difícil conseguir crédito nas instituições financeiras, realizar qualquer tipo de financiamento, abrir contas em bancos e pode acarretar na demissão de funcionários bancários.

Concursos públicos voltados para o BNDES, Banco Central e Casa da Moeda podem barrar candidatos que tenham restrições em seus nomes.

Fique atento

É considerado ato discriminatório empresas não contratarem um candidato por causa do nome sujo, caso isso aconteça, a lei não permite esse tipo de atitude.

Outra questão é que quem está com restrições pode sim tirar passaporte e viajar para o exterior, ao contrário de algumas informações que são divulgadas.

Para saber se seu nome está negativado, o Serasa e o Boa Vista SCPC disponibilizam sites para consultar gratuitamente o status, basta realizar um cadastro simples.

Para conferir no SPC, é possível acessar pelo site ou ir em algum posto de atendimento do órgão, mas ambos os serviços são pagos.

Como limpar o nome

A única maneira possível é entrando em contato com a empresa na qual negativou o nome do cliente para que tenha uma negociação do pagamento devido.

Se o pagamento for feito em parcelas, quando a primeira for paga, a empresa deverá acionar o órgão para que este retire o seu nome da lista de proteção ao crédito em até 5 dias úteis. Caso as próximas não sejam quitadas, o nome volta a aparecer.

 

Adaptação Portal Contábeis.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima