Fale Conosco
  • phone
    (61) 3361-1550 | 98482-4961
  • location_on

    SIA Quadra 5C - Lote 17/18, nº 195, Sala 212, Edifício Sia Sul - Guará, Brasília - DF, 71200-055

Deixe sua Mensagem

    Holding patrimonial: o que é e como abrir uma empresa nessa modalidade

    Holding Familiar O Que E E Como Abrir Um Empresa - Contabilidade em Brasília | Diagnóstika Contabilidade - Holding patrimonial: o que é e como abrir uma empresa nessa modalidade

    Holding é uma modalidade empresarial que possui vários tipos, podendo ser muito vantajosa para a gestão da sua marca.

    O modelo holding patrimonial é um dos holdings legalmente possíveis de se constituir.

    Neste artigo, você vai entender o que é holding patrimonial e como proceder para abrir uma empresa nessa modalidade. Continue lendo e descubra as suas vantagens, que envolvem questões individuais ou familiares. Acompanhe!

    O que é holding patrimonial?

    Resumidamente, consiste em uma pessoa jurídica que recebe a totalidade do acervo patrimonial de uma pessoa ou uma família. 

    O verbo “hold” significa ter o controle, logo, uma holding constitui uma sociedade, uma empresa que controla:

    • bens;
    • direitos.

    Estes bens e direitos formam um patrimônio, que define uma holding patrimonial. Ela pode controlar uma sociedade alheia ou ter participação nessa sociedade – são as de participações. 

    As holdings podem reunir ambas as características, sendo consideradas mistas: sociedades que têm o controle de patrimônio e de outras sociedades, ou então participação nelas.

    As holdings patrimoniais são conhecidas como familiares, com o objetivo principal de cuidar do patrimônio da família. Ao ser criada, bens são transferidos da pessoa física, que é o patriarca, para a pessoa jurídica, pela integralização do capital social.

    Assim, o patrimônio se torna menos suscetível a obrigações e dívidas – por isso a blindagem patrimonial.

    A holding patrimonial apresenta várias vantagens, como mencionado, dentre elas a diminuição da tributação, facilidade para a sucessão e blindagem patrimonial. Além disso, ela ainda facilita o planejamento sucessório.

    Os tipos de holdings são: 

    • mista;
    • ativa;
    • por participação;
    • familiar.

    Confira Nossas Especialidades

    Como abrir uma holding

    Para o processo de abertura, em especial uma patrimonial, que é o assunto do nosso artigo, você precisa, primeiro, delimitar o segmento do seu negócio.

    Quais são seus conhecimentos? E as altas e baixas das ações do mercado financeiro, assim como as possibilidades de crescimento do segmento, de forma que você possa se integrar a empresas?

    Em geral você ainda necessita de um planejamento financeiro a longo prazo, visto que vai adquirir majoritariamente as ações de uma empresa. Pense nos custos futuros, procure investidores para ajudá-lo na aquisição de empresas para a constituição da holding (essa dica vale para todos os tipos).

    Na Lei brasileira, holding não é uma modalidade societária prevista, não é um tipo de sociedade delimitado pelo Código Civil. Ela deve ser constituída como uma das modalidades da Lei, em geral Sociedade Anônima ou Sociedade Limitada. 

    Para que a empresa se identifique como uma holding, muitos preferem chamá-la de “administradoras de bens” e expressões semelhantes.

    Ainda, para abrir uma patrimonial, as cotas do capital social devem ser definidas: ao serem passadas para os sucessores, é necessário que estejam registradas em cláusulas para proteção do patrimônio, como incomunicabilidade, impenhorabilidade, reserva de usufruto e reversão. 

    São essas cláusulas que vão propiciar a perpetuação do patrimônio da família e permitir certos benefícios. 

    Esperamos que nosso conteúdo sobre o que é uma holding patrimonial e como abri-la tenha sido útil para você. E lembre-se: quando pensar em abrir uma, consulte um assessor contábil qualificado e fique por dentro da tributação. 

    Precisa de assessoria contábil empresarial? Então entre em contato!

    Quero contratar uma assessoria contábil

    Summary
    Holding patrimonial: o que é e como abrir uma empresa?
    Article Name
    Holding patrimonial: o que é e como abrir uma empresa?
    Description
    Holding é uma modalidade empresarial que possui vários tipos, podendo ser muito vantajosa para a gestão da sua marca. O modelo holding patrimonial é um dos holdings legalmente possíveis de se constituir. Neste artigo, você vai entender o que é holding patrimonial e como proceder para abrir uma empresa nessa modalidade. Continue lendo e descubra as suas vantagens, que envolvem questões individuais ou familiares. Acompanhe!
    Author
    Publisher Name
    Diagnóstika
    Publisher Logo

    Marcadores:

    Não perca mais nenhum post!

    Assine nosso blog e receba novos posts frequentemente em seu email.

      Comentários

      Subscribe
      Notify of
      guest
      0 Comentários
      Inline Feedbacks
      View all comments
      Recommended
      Um dos documentos mais importantes para um contribuinte, seja pessoa…
      Cresta Posts Box by CP

      Preencha o Formulário abaixo para realizar o download do nosso e-book:

      Classificação Internacional de Doenças (CID) em odontologia e estomatologia (CID - OE)