Fale Conosco
  • phone
    (61) 3361-1550 | 98482-4961
  • location_on

    SIA Quadra 5C - Lote 17/18, nº 195, Sala 212, Edifício Sia Sul - Guará, Brasília - DF, 71200-055

Deixe sua Mensagem

IR: Contribuintes ainda podem destinar imposto a projetos sociais

Contribuintes tem até dia 31 de dezembro para doar até 6% do imposto devido ou da restituição para projetos sociais.

Cópia De Cópia De Cópia De Blog (2) - Contabilidade em Brasília | Diagnóstika Contabilidade - IR: Contribuintes ainda podem destinar imposto a projetos sociais

A crise provocada pelo corona vírus está afetando até mesmo as doações do Imposto de Renda destinadas à projetos sociais.

Por ano, contribuintes podem doar até 6% do imposto devido ou da restituição aos fundos controlados por conselhos municipais, nacionais e estaduais, porém os números estão caindo devido a pandemia.

“Quando o contribuinte não destina o seu imposto, o dinheiro simplesmente vai para o Governo Federal. A doação é uma possibilidade do recurso financeiro ficar no município e ajudar instituições que precisam nesse momento de crise”, afirma Marcus Berzoti, presidente do Conselho Municipal da Criança e Adolescente de Ribeirão Preto/SP.

Doações Imposto de Renda

Conforme o regulamento do Imposto de Renda, todas as doações que forem feitas até 31/12 ao Estatuto da Criança, Fundos do Idoso, Incentivo à Cultura, Incentivo à Atividade Audiovisual e Incentivo ao Desporto podem ser abatidas do IR até o limite de 6% do imposto devido.

A doação não possui nenhum custo. A empresa apenas precisa indicar a entidade cadastrada que quer ajudar para doar parte do pagamento do seu IR ao invés de destiná-lo totalmente ao governo.

O contribuinte pode escolher junto ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança do Adolescente (CMDCA) e do idoso, as instituições ou projetos que queira incentivar, dessa forma, o contribuinte pode acompanhar o desenvolvimento dessa iniciativa, constatando que seus recursos estão sendo utilizados para a melhoria de vida de algum grupo.

É importante ressaltar que o contribuinte que efetuar a doação após o encerramento do ano e antes da entrega da declaração do IR 2020, reduz a dedução para 3% obrigatoriamente destinada aos Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente (ECA)

Como doar

A maioria da destinação desses recursos é feita de forma online, no site do CMDCA de cada cidade, sendo assim, a ação se torna mais ágil e transparente.

Caso o município não possua um site para escolha e destinação dos recursos, outra alternativa possível para contribuir é procurando o Conselho Municipal da Criança e Adolescente e Idoso junto a Prefeitura Municipal.

Não perca mais nenhum post!

Assine nosso blog e receba novos posts frequentemente em seu email.

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
shares

Preencha o Formulário abaixo para realizar o download do nosso e-book:

Classificação Internacional de Doenças (CID) em odontologia e estomatologia (CID - OE)