Fale Conosco
  • phone
    (61) 3361-1550
  • location_on

    SIA Quadra 5C - Lote 17/18, nº 195, Sala 212, Edifício Sia Sul - Guará, Brasília - DF, 71200-055

Deixe sua Mensagem

Licença da Vigilância Sanitária, CNES, Alvará e LIMPURB: Como regularizar um consultório odontológico?

Licenca De Vigilancia Sanitaria Cnes Alvara E Limpurb - Contabilidade em Brasília | Diagnóstika Contabilidade - Licença da Vigilância Sanitária, CNES, Alvará e LIMPURB: Como regularizar um consultório odontológico?

Se qualquer um destes documentos para regularizar um consultório odontológico não estiver à mão, você corre o risco de perder seu negócio antes mesmo de começar.

Qualquer clínica ou negócio na área da saúde necessita cumprir certos regulamentos e, com a licença da Vigilância Sanitária, o CNES, o Alvará de funcionamento e o LIMPURB, seu consultório odontológico poderá começar a atender clientes sem correr o risco de ser multado.

Mas como conseguir estes documentos e começar essa nova fase da sua carreira profissional?

Vamos te ajudar a chegar lá, mostrando o que precisa ser feito para conseguir esses documentos e liberações, começando pela Licença da Vigilância Sanitária, até finalmente chegar ao LIMPURB.

Acompanhe o passo a passo abaixo!

Confira Nossas Especialidades

Como conseguir o alvará da Vigilância Sanitária

Cada município ou região conta com uma filial da Vigilância Sanitária, e seu negócio só pode começar caso tenha conseguido o alvará. Esse órgão é responsável por fiscalizar se o seu consultório odontológico não traz risco à saúde dos seus pacientes (eliminando, prevenindo e diminuindo riscos, como de infecções, por exemplo).

Para tirar seu alvará da vigilância, você precisa ir à uma filial do órgão levando seu CNPJ, CRO, carteira da classe e o contrato social do seu consultório. Além disso, é importante que apresente, também, o projeto arquitetônico do seu consultório, antes mesmo que as obras comecem.

Vale mencionar que o alvará da Vigilância Sanitária tem a duração de um ano. Após esse período, o fiscal do órgão visitará seu estabelecimento para a renovação ou cassação da autorização.

Como conseguir o alvará de funcionamento?

Mais simples que o documento da Vigilância Sanitária, o alvará de funcionamento permite que funcione sem receber multas, além de ser requisitado quando se afilia a convênios, precisa pedir empréstimo ou para abrir conta PJ em bancos.

Para conseguir esse alvará, dentre os documentos para regularizar um consultório odontológico, visite um escritório da Prefeitura em seu município levando o contrato social da sua clínica, sua carteira de classe, seu CNPJ, seu CRO e sua capa de IPTU.

Como conseguir o CNES?

Para ter um consultório odontológico ou qualquer clínica de saúde, é importante fazer parte do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde. Ele é essencial para profissionais que têm a intenção de trabalhar com convênios.

Para conseguir o seu, é necessário que contate a Secretaria Municipal de Saúde da sua cidade ou, caso não haja uma, a Secretaria Estadual de Saúde. 

Entretanto, antes de tentar obter um número CNES, seu estabelecimento precisa cumprir alguns requisitos. Veja quais são eles:

Requisitos físicos para obter o CNES

  • Espaço físico delimitado e permanente: é necessário ter um clínica fixa voltada ao atendimento. Barracas, embarcações ou até mesmo carretas não podem ser considerados estabelecimentos de saúde e não podem obter o registro, por exemplo;
  • Endereço da clínica: é necessário que seu consultório esteja em um endereço em efetivo funcionamento. Prédios em construção, por exemplo, não podem ser cadastrados;
  • Ações e serviços de saúde da natureza humana: para obter um CNES é obrigatório que seu consultório preste atendimento a seres humanos. Clínicas veterinárias, por exemplo, não podem se cadastrar no CNES;
  • Responsabilidade técnica: é essencial que o consultório tenha um responsável devidamente credenciado no CRO.

Como conseguir o LIMPURB

O último dos documentos para regularizar um consultório odontológico é o LIMPURB, necessário para qualquer clínica que lide com resíduos biológicos. O documento comprova é feita a coleta correta dos resíduos de saúde.

Para tirar o certificado do LIMPURB de seu consultório, é necessário se cadastrar na prefeitura, levando seu CRO, CNPJ, CCM e IPTU. Após o cadastro, sua clínica entrará no roteiro da coleta de resíduos biológicos de seu município.

Achou complicado tirar todos esses documentos para regularizar um consultório odontológico? Já pensou em contratar um escritório de contabilidade especializado na área de saúde? Entre em contato conosco, podemos lhe ajudar!

Compartilhe nas redes!

Summary
Licença da Vigilância Sanitária, CNES, Alvará e LIMPURB: Como regularizar um consultório odontológico?
Article Name
Licença da Vigilância Sanitária, CNES, Alvará e LIMPURB: Como regularizar um consultório odontológico?
Description
Se qualquer um destes documentos para regularizar um consultório odontológico não estiver à mão, você corre o risco de perder seu negócio antes mesmo de começar. Qualquer clínica ou negócio na área da saúde necessita cumprir certos regulamentos e, com a licença da Vigilância Sanitária, o CNES, o Alvará de funcionamento e o LIMPURB, seu consultório odontológico poderá começar a atender clientes sem correr o risco de ser multado.
Author
Publisher Name
Diagnóstika
Publisher Logo

Marcadores:

Não perca mais nenhum post!

Assine nosso blog e receba novos posts frequentemente em seu email.

Comentários

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of

Preencha o Formulário abaixo para realizar o download do nosso e-book:

Classificação Internacional de Doenças (CID) em odontologia e estomatologia (CID - OE)