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6 ideias simples para aumentar a margem de lucro de um restaurante

Margem De Lucro De Um Restaurante Como Aumentar - Contabilidade em Brasília | Diagnóstika Contabilidade - 6 ideias simples para aumentar a margem de lucro de um restaurante

Aumentar a margem de lucro de um restaurante é o principal objetivo de todos os proprietários deste tipo de estabelecimento — mas muitos lutam para entender por onde começar.

Felizmente, depois de desmistificar os fatores que influenciam as margens de lucro, tudo se torna muito mais simples. 

De fato, existem muitas estratégias que você pode usar para aumentar as margens de lucro de um restaurante — e muitas são fáceis de implementar. Desde revisar seu cardápio e ingredientes até acompanhar o treinamento da equipe, há muitas variáveis ​​para experimentar. 

Se você deseja aumentar os lucros (e quem não quer?), essas são as seis áreas em que você precisa examinar mais de perto.

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Dê uma segunda olhada no seu menu

O preço de um cardápio é uma ciência definitiva: muito baixo, e seus custos com ingredientes reduzirão a margem de lucro do restaurante; muito alto e você terá clientes indo para os concorrentes, no entanto, se os custos com ingredientes estão diminuindo sua margem de lucro, talvez seja hora de dar uma olhada novamente no seu menu. 

Geralmente, o ideal seria manter os custos com ingredientes em uma média de 33% do preço final exibido no cardápio, embora alguns itens com preços altos, como carnes, por exemplo, possam ser mais altos. Lembre-se de que os custos com ingredientes variam com bastante frequência; portanto, é uma boa ideia adicionar um pouco de “gordura” aos seus preços para absorver uma subida inesperada.

Ao analisar os preços do menu, lembre-se de que existe uma psicologia na maneira como as pessoas compram. Seus preços devem refletir o poder de compra da sua região geográfica: bairros de baixa a média renda tendem a favorecer refeições de alto valor e baixo custo, enquanto regiões de luxo estão mais focadas em ingredientes de qualidade e tendências alimentares, como refeições low carb, veganas, etc.

O posicionamento de cada item também conta — colocar um item caro e de alto lucro ao lado de um item ainda mais caro e de baixo lucro levará o cliente a escolher a opção anterior. Essa técnica é conhecida como posicionamento relativo e pode ser usada em todo o menu para influenciar a tomada de decisão do cliente. É uma maneira sorrateira de aumentar as margens de lucro do seu restaurante.

Revise suas receitas

É possível aumentar a margem de lucro de um restaurante sem aumentar os preços. Substituir um prato de carne de baixo desempenho e alto custo por um prato de massa satisfatório certamente fará a diferença, já que as entradas de massa têm uma média de apenas 15% de custo com ingredientes. As saladas têm um desempenho semelhante, embora possam não ser a melhor substituta para pratos mais agradáveis ao paladar do consumidor.

Você também pode querer olhar para alguns ingredientes específicos em cada item. “Caro” nem sempre se traduz em “delicioso”; existem muitas alternativas de baixo custo para alimentos caros. Por exemplo, porções de salmão podem ser facilmente trocadas por porções de “sua prima” mais barata, a truta. Preparações de fígado de galinha e pato funcionam no lugar de foie gras (fuagrá — em português) – que são mais caros. As ovas de lumpfish são réplicas convincentes para o caviar. Seja bom nesses tipos de trocas, e elas podem facilmente se tornar sua marca registrada.

Implemente promoções diárias

As promoções diárias são puro ouro para aumentar a lucratividade do seu estabelecimento. Elas permitem que seus chefs flexionem seus músculos criativos enquanto usam qualquer sobra ou excesso de produtos que você tenha em mãos. Como essas promoções são especiais, você pode cobrar mais por elas do que outras entradas, sem muita resistência por parte dos clientes.

O céu é o limite para especialidades, desde que a receita seja relativamente simples de seguir – você não deseja adicionar um item que exige muito trabalho a equipe de cozinheiros, não é? Procure entradas que possam ser preparadas com antecedência, como pernil de porco ou de cordeiro assados. Mas também não tenha medo de experimentar algo incomum — se um item se tornar um sucesso, talvez seja hora de adicioná-lo ao seu menu normal!

Upsell, Upsell, Upsell

Upselling é uma das maneiras mais eficazes de aumentar a margem de lucro de um restaurante, sem aumentar seus custos de mão-de-obra. É preciso um esforço mínimo de sua equipe para preparar uma sobremesa ou servir outro copo de vinho, e esses itens de alto rendimento resultam em grande lucratividade.

Idealmente, os membros da sua equipe devem poder fazer sugestões que pareçam orgânicas e autênticas. Permita que os garçons experimentem itens no menu, para que tenham mais informações para trabalhar quando um cliente perguntar o que é bom. Ajude sua equipe a entender a lucratividade de várias entradas e quais itens do menu fazem sentido sugerir. Deixe os membros da equipe entusiasmados com a comida e eles podem se transformar em evangelistas regulares do menu!

Dê aos frequentadores da casa, muito amor!

Como proprietário de uma empresa, você provavelmente já ama seus clientes habituais. Esses rostos conhecidos costumam gastar seu dinheiro suado em seu estabelecimento e podem até agir como publicidade não paga, incentivando seus amigos e vizinhos a visitar. No entanto, existem algumas razões estatísticas para apreciá-las também: de acordo com especialistas do setor, custa seis a sete vezes mais caro atrair um novo cliente do que reter um já existente.

A maneira usual de reconhecer clientes regulares é estabelecendo um programa de recompensas para clientes. No entanto, existem outras maneiras de agradecer: convide esses clientes para um evento exclusivo ou dê-lhes acesso antecipado a novos vinhos ou cervejas artesanais. Afinal, todo mundo gosta de ser VIP e sentir-se apreciado e privilegiado. 

Foco no Serviço e na Qualidade

No final do dia, se você não tiver nenhum diferencial exclusivo, só pode aumentar os preços, que muitas vezes, já estão altos para aumentar sua lucratividade. Cortar custos, na maioria das situações, só resultará em clientes insatisfeitos, o que acabará prejudicando seus resultados. No entanto, o oposto também é verdadeiro: frequentadores de restaurantes satisfeitos com sua experiência têm maior probabilidade de seguir em frente e pedir o segundo copo de vinho.

De fato, pesquisas recentes denotam que 70% dos consumidores de restaurantes afirmam que gastariam até 13% mais com empresas que prestam excelente serviço ao cliente. Se você fizer as contas, esse é um aumento potencial de 9% nas vendas.

Se você não tiver certeza de como pode melhorar o atendimento ao cliente, use meios de avaliações através de comentários de clientes para identificar as principais áreas que precisam ser trabalhadas. Cubra suas bases, garantindo que sua equipe seja treinada para lidar e responder a problemas e que eles conheçam seu menu de “trás para frente”. Um garçom experiente é um recurso humano valiosíssimo para aumentar a margem de lucro de um restaurante.

Siga estas sugestões e, no próximo ano, sua maior preocupação será onde investir esses lucros!

E falando em investimentos e lucratividade, nada melhor do que contar com um parceiro de negócios experiente no seu tipo de negócio especificamente.

Um contador especializado pode ser o parceiro ideal para aumentar as margens de lucro do seu estabelecimento.

Somos uma empresa de assessoria contábil, especializada em contabilidade para restaurantes em Brasília — DF. Venha tomar um café conosco e planejaremos seu “mise en place” financeiro para o próximo ano. Que tal?

Estamos esperando por você!

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Margem de lucro de um restaurante - Como aumentar?
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