Fale Conosco
  • phone
    (61) 3361-1550
  • location_on

    SIA Quadra 5C - Lote 17/18, nº 195, Sala 212, Edifício Sia Sul - Guará, Brasília - DF, 71200-055

Deixe sua Mensagem

O que é CID Odontológico?

O Que é Cid Odontológico - Contabilidade em Brasília | Diagnóstika Contabilidade - O que é CID Odontológico?

Entenda o que é e como funciona o CID Odontológico e veja como ele mudou a relação de estudos acadêmicos e profissionais e de todo o mundo!

Existem ferramentas que auxiliam os profissionais da saúde a aperfeiçoar assim, o seu trabalho e uma delas é o CID. Então, de forma resumida, a Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde, mais conhecida como CID, é uma extensa lista que integra informações sobre todas as doenças e sintomas conhecidos pela ciência. Existe o CID médico e o CID odontológico. 

Desse modo, continue acompanhando o artigo para entender melhor então, o que é CID Odontológico, para que ele serve e qual a sua importância. 

Boa leitura! 

Confira Nossas Especialidades - Contabilidade em Brasília | Diagnóstika Contabilidade

Saiba o que é CID odontológico 

Dentro do CID médico existe um capítulo que lista as doenças relacionadas à cavidade bucal. No entanto, ele não é suficiente para abrigar assim, todos os problemas ligados a odontologia. Então, para suprir essa necessidade, existe o CID-OE (Classificação Internacional de Doenças em Odontologia e Estomatologia), que também é conhecido como CID odontológico. 

Especialistas que estudaram as duas listas não conseguem definir qual é a mais indicada a ser utilizada. Sendo assim, o mais comum é que as duas sejam aproveitadas de forma conjunta. 

O CID odontológico é um banco de dados que visa assim, a identificação de uma série de doenças, sintomas e problemas de saúde ligados a odontologia. A relação foi desenvolvida pela OMS (Organização Mundial de Saúde) e é o órgão responsável por editar e atualizar a lista. Vale destacar que o CID é utilizado e é válido no mundo inteiro o que, como vamos ver no decorrer do artigo, é uma característica muito relevante. 

Entenda para que serve o CID Odontológico 

O CID já está em sua décima primeira versão e serve para padronizar a nomenclatura dos problemas de saúde, bem como criar uma codificação para facilitar a comunicação entre os profissionais da área. 

Ele também favorece o diagnóstico e, consequentemente, aumenta as chances do paciente ter acesso a um tratamento eficiente. A padronização evita ambiguidades e erros de comunicação que podem ser decisivos para o estado de saúde do paciente. 

O número do CID também é utilizado para facilitar o dia a dia de convênios médicos, na liberação de procedimentos, por exemplo, na emissão de atestados médicos. Vale destacar que, segundo a resolução 1658/2002 do CFM, só é permitido “estabelecer o diagnóstico, quando expressamente autorizado pelo paciente”.

Ele também serve para resolver questões previdenciárias. Quando alguém afirma que precisa do benefício da Previdência Social por estar doente, é necessário verificar no sistema do órgão se o código da doença realmente concede esse direito. 

Felizmente, nenhum profissional da saúde precisa decorar os inúmeros códigos das doenças presentes na lista (são milhares de classificações). Basta acessar o arquivo e pesquisar pelo código ou nome da doença que deseja encontrar.

Conheça a importância do CID 

O CID é relevante de diversas formas, entre elas para facilitar a troca entre os profissionais da saúde. É possível informar o código e trocas informações (ou até mesmo fazer tratamentos multidisciplinares) com médicos e dentistas do mundo inteiro de forma prática. 

Por meio dele, faculdades e universidades conseguem fazer a verificação de estatísticas da incidência de determinada patologia em uma região. Algo que melhora a precisão dos estudos e projetos realizados por essas instituições, tendo relevância social e acadêmica. Além disso, a lista de classificações contribui para um diagnóstico mais preciso e rápido — o que é imprescindível na rotina de um dentista. 

O CID odontológico é uma ferramenta muito importante no dia a dia de qualquer médico ou dentista. Dessa forma, é muito importante entender mais sobre essa classificação e como aproveitá-la para desempenhar o trabalho odontológico da melhor forma possível. 

Que tal continuar se informando? Continue lendo os textos disponíveis em nosso blog

Compartilhe nas redes!

Marcadores:

Não perca mais nenhum post!

Assine nosso blog e receba novos posts frequentemente em seu email.

Comentários

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of

Preencha o Formulário abaixo para realizar o download do nosso e-book:

Classificação Internacional de Doenças (CID) em odontologia e estomatologia (CID - OE)