Nosso Blog de Contabilidade

Conheça 6 áreas de atuação para profissionais de odontologia

Odontologia Quais As Areas De Atuacao Para Esses Profissionais - Contabilidade em Brasília | Diagnóstika Contabilidade

Sumário

Você já deve saber disso, mas atuar apenas como clínico geral pode te impedir de evoluir na carreira. Por isso, se deseja ir além, é importante entender as diferentes áreas de atuação para profissionais de odontologia e investir na que mais te agradar.

Felizmente, não faltam opções que lhe promovam prestígio e, claro, clientes. Acabou de se formar e está dando seus primeiros passos como profissional? Então, já pode começar a estudar estes segmentos!

Por isso, escolhemos 6 das melhores áreas de atuação para profissionais de odontologia atualmente. Ao longo do artigo, vamos mostrar detalhes sobre cada especialidade e por que pode ser uma boa ideia investir nelas.

Confira e comece já a anotar suas favoritas!

Confira Nossas Especialidades

1. Saúde Coletiva

Pensa em atuar na odontologia, mas sem seguir o caminho comum de abrir um consultório particular? A especialização em saúde coletiva o capacita para trabalhar na área social, especialmente em prevenção e assistência.

Sendo uma área em crescimento, a saúde coletiva é ideal para quem tem a intenção de trabalhar com organizações sem fins lucrativos ou em instituições públicas.

2. Odontopediatria

O desenvolvimento bucal de bebês, crianças e adolescentes é diferente da dos adultos. Além disso, as operações em suas bocas costumam ser mais sensíveis que a de um adulto.

Dentre as áreas de atuação para profissionais de odontologia, a odontopediatria é uma das mais desafiadoras. O profissional especialista deve saber como prevenir, diagnosticar e tratar esse tipo de paciente desde o nascimento do bebê até sua fase adulta.

3. Endodontia

Esse é o profissional que elimina os problemas pela raiz. Nesse caso, quase literalmente. 

O endodontista é especializado em tratar problemas na raiz do dente ou na polpa dentária. Ele é capaz de diagnosticar a gravidade de problemas no canal dentário e tratá-los. Além disso, possui mais técnicas, experiência e domínio na resolução deste tipo específico de problema.

4. Ortodontia

Se já usou aparelho bucal alguma vez na vida, então foi tratado pelo ortodontista. A especialização desse profissional é a de corrigir o posicionamento e mordedura dos dentes de seus pacientes.

Para fazer os tratamentos, ele costuma utilizar moldes de gesso, radiografias dos dentes para simular a criação dos aparelhos dentários, produzindo-os e instalando-os em seguida. Certamente uma das especializações mais populares entre as áreas de atuação para profissionais de odontologia.

5. Implantodontia

Se tem afinidade com cirurgia, a implantodontia pode ser uma das melhores áreas para você. O profissional especializado é capaz de implantar próteses fixas ou removíveis de vários tipos.

6. Odontologia Legal

Apesar de desconhecida, a odontologia legal tem chamado bastante atenção dentre as áreas de atuação para profissionais de odontologia. Por isso, se especializar nela pode ser vantajoso para estabelecer uma carreira com mais facilidade.

O dentista especializado nessa área tem maior capacidade de fazer exames para laudos periciais. Ou seja, ele é uma espécie de perito que pode ser acionado por juízes ou desembargadores para análise e emissão de laudos técnicos e atestados. 

O profissional também é capacitado a realizar identificação de corpos por meio da arcada dentária.

E então, o que achou deste conteúdo?

O ideal é conhecer muito bem a área na qual quer atuar para que seja possível identificar suas necessidades e iniciar os processos empresariais da maneira certa! E lembre-se, caso precise de auxílio contábil, entre em contato conosco! Será um grande prazer poder ajudar!

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima