Nosso Blog de Contabilidade

Pessoa doente pode começar a pagar o INSS para solicitar aposentadoria por invalidez?

Banner Blog 07 06 2021 - Contabilidade em Brasília | Diagnóstika Contabilidade

Sumário

Essa dúvida é muito comum em relação as pessoas que estão incapazes de trabalhar e sobre qual é a possibilidade de começar a contribuir com o INSS para que, dessa forma, tenha a possibilidade de solicitar a aposentadoria por invalidez.

Contribuir com o INSS para pedir aposentadoria

Geralmente os familiares ou conhecidos da pessoa, que se encontra incapaz de trabalhar e nunca contribuiu para o INSS, possuem a seguinte dúvida: é possível começar a pagar o carnê do INSS para que essa pessoa possa pedir a aposentadoria por invalidez?

A resposta é direta, não! Isso não é possível pois, na maioria dos casos, a pessoa é considerada incapaz de trabalhar por uma doença que já existia antes mesmo do início da contribuição, tratando-se de uma doença preexistente.

Sendo assim, o INSS não concede o benefício para casos como este. A concessão da aposentadoria por invalidez só é possível em casos onde aqueles que são acometidos de alguma doença ou sequela já são considerados contribuintes do INSS.

A aposentadoria por invalidez

A aposentadoria por invalidez que hoje é chamada de aposentadoria por incapacidade permanente, é um benefício previdenciário, cujo objetivo é remunerar o trabalhador que esteja permanentemente incapaz de exercer qualquer tipo de trabalho, seja por motivo de doença ou ainda por alguma sequela.

Para que o trabalhador possa vir a ter direito ao benefício é necessário que o mesmo seja segurado do INSS e que as contribuições estejam em dia. Confira os requisitos necessários para solicitar o benefício:

  • Preencher o tempo mínimo de carência;
  • A carência neste caso são de 12 meses;
  • Comprovar a doença;
  • Comprovar o início da incapacidade.

 

Adaptação Jornal Contábil. 

 

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima