Nosso Blog de Contabilidade

Regime tributário: Como escolher o melhor?

Escolhaoregimetributariomaisvantajosoparasuaacademia Post (1) - Contabilidade em Brasília | Diagnóstika Contabilidade

Sumário

Descubra Como Escolher O Melhor Regime Tributário Para Sua Academia E Se Veja Livre De Problemas Financeiros E Fiscais!

A escolha do regime tributário é um passo importante para o sucesso do seu negócio, sendo assim, entenda o que considerar para fazê-la! 

A construção de um negócio de sucesso demanda muito trabalho e atenção com os detalhes, afinal, as mínimas escolhas são decisivas entre os ganhos e suas perdas.

Dessa forma, se você quer que a sua academia seja bem-sucedida e se mantenha distante de problemas, precisa realizar as melhores escolhas para ela. 

Dentre essas escolhas, a do regime tributário é uma das que exigem atenção, sendo assim, hoje, vamos te mostrar como escolher o melhor regime de tributação para a sua academia! 

E então, vamos lá? Boa leitura! 

Confira Nossas Especialidades

Para começar… O que e quais são os regimes tributários? 

Os regimes tributários são um conjunto de leis que têm como finalidade a regulamentação da tributação realizada para pessoas jurídicas. 

Dessa forma, têm impacto direto nas alíquotas e na forma que a tributação é realizada. 

Cada regime conta com suas particularidades, que podem ser benéficas ou não, dependendo das especificidades de cada empresa.

Por isso, é de suma importância conhecer as principais características de cada regime e avaliar qual melhor se encaixa em sua academia. 

Simples Nacional 

É conhecido como o regime menos complexo e mais barato, todavia, nem sempre essa é uma realidade. 

O Simples Nacional tem o recolhimento dos impostos unificado em uma única guia, a DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional). Além disso, o regime tem um limite de faturamento de R$ 4,8 milhões ao ano. 

Lucro Real 

Este regime é considerado o mais complexo, todavia, em muitos casos, acaba por ser o mais vantajoso, pois, o cálculo das alíquotas dos impostos é feito com base no real lucro obtido pela empresa. 

Esse regime não tem limite de faturamento.

Lucro Presumido 

Já este regime exige muita atenção, pois, ao passo que é extremamente vantajoso para algumas empresas, pode ser extremamente prejudicial para outras. 

O cálculo das alíquotas é feito com base no que se presume que a empresa teve de lucro. 

O limite de faturamento é de R$ 78 milhões ao ano.

A importância do planejamento tributário 

Para conseguir, de fato, concluir qual dos três é o mais adequado para a sua academia, o planejamento tributário é imprescindível! 

Afinal, é aqui que você irá analisar outras especificidades dos regimes, estudando se elas são boas para a realidade do seu negócio. 

Sem um planejamento tributário, as chances de você escolher o inadequado, pagar mais impostos do que deve e até mesmo ter problemas fiscais é imensa, sendo assim, o planejamento deve ser presente na gestão da sua academia. 

Vale ressaltar que o regime tributário pode ser alterado anualmente, ou seja, se o limite de faturamento for excedido ou o porte da sua empresa expandir, o planejamento para a escolha do melhor regime tributário precisa entrar em ação novamente. 

A contabilidade é essencial! 

Nesse cenário, contar com a expertise de profissionais que compreendem o assunto como ninguém é algo de suma importância. 

Afinal, o profissional contábil está a par das características de cada regime tributário e, assim, é a pessoa ideal para realizar um planejamento impecável para a sua academia.

Para isso, você pode sempre contar conosco! Nós dispomos de profissionais que são especialistas em contabilidade para academias e que vão te ajudar nesse e em muitos outros aspectos! 

Não hesite em nos contatar!

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima