Nosso Blog de Contabilidade

Saiba onde pagar o DARF do Imposto de Renda

Banner Blog 25 01 21 (1) - Contabilidade em Brasília | Diagnóstika Contabilidade

Sumário

Você sabe o que é DARF do imposto de renda?

DARF nada mais é que um documento para recolher os impostos, ele unifica em apenas uma guia o pagamento de todos os tipos de tributos.

O DARF é uma guia de pagamento que é gerada pelo Sistema da Receita Federal que, no caso, é o mesmo local que o contribuinte faz a declaração do IRPF. Ao finalizar a declaração já é possível saber se você terá imposto a receber ou a pagar para a Receita.

Como parcelar o DARF? 

A forma de pagamento estará na aba de “Parcelamento” que fica em “Cálculo do Imposto”.

Porém, para realizar o parcelamento de um valor terá o acréscimo de juros.

Escolhendo esta opção de parcelamento o contribuinte terá a opção de débito automático para facilitar a gestão do contribuinte e evitar a perda dos prazos.

É possível pagar DARF em atraso?

Quando o contribuinte que parcela o DARF, já faz o pagamento de juros, em situações em que houver atraso no pagamento, acontecerá a incidência de multa e juros.

Mas se mesmo assim este prazo for perdido, é possível emitir a segunda via da guia através do programa Sicalc, disponível no site da Receita Federal.

É sempre bom ter uma cópia do DARF vencida, por que será necessário fazer o preenchimento das informações solicitadas no programa e isso irá facilitar na hora de preencher os campos.

Os cálculos de juros e multas são feitos automaticamente através do programa e o contribuinte pode escolher a nova data de pagamento.

É possível efetuar o pagamento de DARF sem o código de barras? 

Caso aconteça do código de barras não sair ou de não estar legível, bata pagar através do site do seu banco ou no caixa eletrônico.

Existem campos no sistema onde permitem que por meio do preenchimento de informações seja feito o pagamento.

Os campos são “Pagamento de DARF” ou “ Pagamento de Tributos”.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima