Benchmarking: O que é e como aprender com os erros da concorrência.
É uma estratégia utilizada para colher informações, adquirir experiência e implementar melhorias através da concorrência. Aprenda como realizar essa estratégia e aplicar em seu negócio.
O que é Benchmarking?
Você provavelmente já deve ter realizado essa prática e não sabe. Já entrou no instagram para analisar o posicionamento da concorrência? Já visitou a loja de uma empresa do mesmo nicho que a sua? Se a resposta foi sim você praticou Benchmarking.
O Benchmarking consiste em analisar, estudar a concorrência e suas práticas. Com a intenção de replicar estratégias, processos e inovações em sua empresa.Imagine que..
Você é dono de uma hamburgueria, traça estratégias, investe em marketing e ainda não está contente com os resultados. Sua hamburgueria está vazia e não bate as metas mensais, porém duas ruas depois tem uma hamburgueria concorrente e está sempre lotada de clientes. Com certeza você adoraria descobrir o que eles realizam para ter bons resultados.
É nessa hora que o benchmarking entra em ação, aprenda como realizá-lo:Você provavelmente já deve ter realizado essa prática e não sabe. Já entrou no instagram para analisar o posicionamento da concorrência? Já visitou a loja de uma empresa do mesmo nicho que a sua? Se a resposta foi sim você praticou Benchmarking.
O Benchmarking consiste em analisar, estudar a concorrência e suas práticas. Com a intenção de replicar estratégias, processos e inovações em sua empresa.1. Visitas presenciais
2. Redes Sociais
3. Mentorias
Essas são algumas formas de realizar o processo de benchmarking. Tal prática traz inúmeras vantagens para a sua empresa. Confira alguns dos inúmeros benefícios:
- 1. Identificar novas tendências do mercado
- 2. Aprender com quem já passou pelos mesmos desafios
- 3. Criar um plano para desenvolver estratégias e habilidades que crescerão seu negócio.
- 4. Busca de redução de custos, aumento de produtividade e ampliação na margem de lucro.
Tome cuidado!
#Dicas Diagnóstika
- 1. Estude a SUA EMPRESA e defina quais processos podem ser melhorados.
- 2. Defina qual tipo de benchmarking você vai utilizar
- 3. Procure por grandes marcas que são referências no seu nicho de mercado.
- 4. Invista em Networking, construa uma base sólida de relacionamentos e aumente o leque de conhecimento.
“Quanto maior o nível da concorrência, mais elevada será a sua competência.”
Nelio Wanderley