Benchmarking

Benchmarking: O que é e como aprender com os erros da concorrência.

É uma estratégia utilizada para colher informações, adquirir experiência e implementar melhorias através da concorrência. Aprenda como realizar essa estratégia e aplicar em seu negócio. 

O que é Benchmarking?

 Você provavelmente já deve ter realizado essa prática e não sabe. Já entrou no instagram para analisar o posicionamento da concorrência? Já visitou a loja de uma empresa do mesmo nicho que a sua? Se a resposta foi sim você praticou Benchmarking.

 O Benchmarking consiste em analisar, estudar a concorrência e suas práticas. Com a intenção de replicar estratégias, processos e inovações em sua empresa.

Imagine que..

 Você é dono de uma hamburgueria, traça estratégias, investe em marketing e ainda não está contente com os resultados. Sua hamburgueria está vazia e não bate as metas mensais, porém duas ruas depois tem uma hamburgueria concorrente e está sempre lotada de clientes. Com certeza você adoraria descobrir o que eles realizam para ter bons resultados.

 É nessa hora que o benchmarking entra em ação, aprenda como realizá-lo:

 Você provavelmente já deve ter realizado essa prática e não sabe. Já entrou no instagram para analisar o posicionamento da concorrência? Já visitou a loja de uma empresa do mesmo nicho que a sua? Se a resposta foi sim você praticou Benchmarking.

 O Benchmarking consiste em analisar, estudar a concorrência e suas práticas. Com a intenção de replicar estratégias, processos e inovações em sua empresa.

1. Visitas presenciais

  Visitar a concorrência permite você sentir a experiência como cliente. Presencialmente você pode perceber detalhes do atendimento, como o produto/serviço é apresentado e como você pode aplicar em sua empresa.

2. Redes Sociais

  O mundo é digital e as grandes marcas possuem uma forte presença nas redes sociais. Analisá-las permite que você tenha referências de imagens e vídeos que ajudam a vender mais na internet. Além de poder avaliar o atendimento on-line e perceber um padrão no atendimento, tempo de espera e processo de compra.

3. Mentorias

  Através de mentorias, tanto você quanto outros líderes do mercado podem compartilhar experiências e desafios enfrentados na trajetória empreendedora, o que é um trunfo, pois não há nada melhor do que evitar erros e aprender com quem já passou por percalços.
  Essas são algumas formas de realizar o processo de benchmarking. Tal prática traz inúmeras vantagens para a sua empresa. Confira alguns dos inúmeros benefícios:

Tome cuidado!

  Há muitos benefícios em realizar essa prática, mas tenha cuidado para não perder a identidade da sua marca e seu posicionamento no mercado. Busque referências e adapte-as à realidade do seu negócio.

#Dicas Diagnóstika

  Separamos dicas valiosas para você aprender e aplicar na sua empresa. Lembre-se que benchmarking é aplicável a qualquer nicho, basta escolher o melhor tipo, usar e aguardar pelos resultados.

“Quanto maior o nível da concorrência, mais elevada será a sua competência.”

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